Com varejo fechado, os games viram vitrine para as marcas
Com as lojas fechadas e os modelos de vendas transformados, as marcas estão procurando novas maneiras de se destacar.
A publicidade na televisão está em lento declínio, em parte devido ao aumento das plataformas de streaming, enquanto o impacto dos anúncios online é diminuído pelos bloqueadores dos navegadores. Então como as empresas podem chegar ao consumidor?
Chegou a vez dos espaços virtuais! Agora, mais do que nunca, esses são nossa melhor aproximação da socialização e os avatares digitais se tornaram o novo meio de auto-expressão.
Em 2019, os gastos em jogos digitais atingiram um recorde de US$ 109 bilhões, segundo a Nielsen, o que chamou a atenção de diversas indústrias, principalmente a de varejo de luxo.
Louis Vuiton ft. League of Legends
League of Legends, lançado pela empresa americana Riot Games em 2009, é um dos jogos de PC mais jogados do mundo, que alcança até 8 milhões de jogadores online. Para destacar seus heróis, os jogadores podem selecionar diferentes trajes ou "skins", que eles ganham ao completar desafios no jogo ou compram com dinheiro real.
A marca Louis Vuitton viu aí oportunidade para se destacar, e criou skins personalizadas para dois heróis do game, seguido de uma coleção real inspirada no jogo.
Gucci ft. Tennis Clash
A casa de moda fez uma parceria com o jogo multiplayer Tennis Clash para uma coleção de roupas.
Parte da colaboração é um torneio de tênis no jogo, no qual os usuários podem vestir roupas de tênis da Gucci enquanto competem. Com saias de tênis, tops, fatos de treino e calçados combinando, a coleção também está disponível para compra como peças físicas.
O Tennis Clash também se conecta diretamente ao site da Gucci, incentivando os jogadores a investir em versões da vida real das roupas virtuais usadas no jogo.
Tissot ft. NBA 2K
Came through with my @tissot. Get yours! https://t.co/rQOhJenSLt pic.twitter.com/iK6LBh5CXO
— Ronnie 2K 2K20 (@Ronnie2K) December 19, 2018
Em um movimento semelhante, a Tissot expandiu sua parceria de cinco anos com a NBA americana para a série de jogos NBA 2K. Na última edição, NBA 2K20, os jogadores podem gastar moeda virtual em roupas para seus jogadores, o que inclui relógios virtuais Tissot.
De acordo com a Swatch, proprietária da marca, até novembro de 2019, 113.309 relógios Tissot haviam sido "comprados" virtualmente.
Novo modelo de negócio: digital goods
Deu para entender? Posso ir além: Valentino e Marc Jacobs compartilharam roupas de suas marcas com jogadores do Animal Crossing; Moschino colaborou com o The Sims; e a Nike lançou os modelos Air Jordan em versão digital no Fortnite.
Estamos apenas no começo dos chamados "digital goods" e 2020 parece ter sido o ano ideal para desenvolvimento dessa tendência, afinal estamos em um ano em que as roupas reais pouco importam!
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