7 dicas de conteúdo para te fazer pensar durante a quarentena
Diante de tantos conteúdos, notícias, fake news, medos e incertezas, a única coisa que podemos fazer é instruir dentro do universo de cada um de nós e esperar a onda passar. Para isso, quis compartilhar aqui algumas dicas de conteúdo que acredito que podem fazer alguma diferença nessa época de quarentena e reflexões baseadas no momento em que estamos vivendo.
1. Twitter: se antecipe por aqui
The United States will be powerfully supporting those industries, like Airlines and others, that are particularly affected by the Chinese Virus. We will be stronger than ever before!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 16, 2020
O Twitter é hoje a fonte de informação mais instantânea e segura que existe. Em tempos incertos, considere seguir apenas as organizações, instituições e personalidades verificadas.
Quem eu indico seguir e por quê? Sou a favor de diferentes pontos de vista, por isso indico nesse momento:
Donald Trump – polêmico e necessário, o seu Twitter é um guia do posicionamento ético e das relações internacionais dos EUA.
Elon Musk – ainda se posiciona como se o coronavírus fosse uma histeria coletiva e completamente manipulada pela mídia. Tire suas conclusões.
2. Jane Goodall: aprenda sobre empatia, respeito e conservação
Não podemos esquecer que estamos atualmente vivendo apenas uma das questões que abrangem a nossa sobrevivência. O maior desafio que ainda temos que aprender: cuidar do nosso planeta.
Nesse Masterclass, Jane Goodall dá uma aula de consciência e respeito, contada através do amor pelos chimpanzés e pela natureza.
3. Headspace: medite e se acalme
Em momento de incerteza tendemos a ficar bastante ansiosos, por isso uma das coisas mais importantes a se fazer agora é ficar em casa e manter a calma. Para isso, sugiro a Headspace, um app de meditação que liberou recentemente uma coleção gratuita chamada Enfrentando a Tempestade.
4. Goop Lab: abra a mente
Uma série fácil de assistir e que ajuda a desfocar da monotemática, dá dicas de terapias emergentes e alternativas para doenças físicas e mentais. Serve para abrirmos a mente quanto as nossas crenças e atividades de rotina.
5. TED do Peter Diamandis: assista já
A mídia está nos alimentando todos os dias com histórias negativas e fake news, por isso faço questão de acrescentar esse TED na lista. Nele, Diamandis mostra através de números e dados como o mundo está melhor do que nunca e também nos faz entender porque estocar comida nesse momento é uma atitude ultrapassada e de escassez.
6. "Desserviço ao Consumidor" (Broken): o mundo consumista
Essa série incrível da Netflix explora a cada episódio um mercado diferente do mundo consumista: cigarros eletrônicos, maquiagem, móveis e outros. E mostra como o capitalismo preza pelo excesso, colocando os consumidores em risco e é claramente um sistema econômico fadado ao fracasso.
7. "O ponto da virada", de Malcolm Gladwell: novo olhar
A teoria do tipping point fala sobre acontecimentos que do dia para noite mudaram a forma como enxergamos o mundo que vivemos. A exemplo, o tsunami de 2004 no sudeste asiático, que foi um dos maiores tipping points da nossa era já que foi somente a partir dele que tivemos o boom da onda verde, responsabilidade socioambiental, produtos recicláveis e sustentáveis.
O coronavírus com certeza será um novo tipping point na nossa existência. E pergunto: o que você acha que será diferente daqui pra frente?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.