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Loja em Dubai permite que os clientes paguem usando o tempo

Daniela Klaiman

20/02/2020 04h00

Divulgação

Quanto vale o seu tempo? Não sei vocês, mas eu sempre questiono isso quando fico horas parada no trânsito ou pendurada no telefone esperando o atendimento de um call center.

O fato é que nosso tempo é precioso, e qualquer coisa que nos tome parte dele deveria ser repensado por nós se vale a pena gastá-lo, ou então aprendermos a cobrar pelo tempo que passou.

Foi pensando nisso que a Ikea, uma rede global especializada em venda de móveis, criou uma promoção chamada de "compre com o seu tempo". A loja permite que os clientes paguem pelos produtos com o tempo que demoraram para chegar até lá.

A campanha que, por enquanto, é restrita à Ikea Dubai, foi desenvolvida ao perceberem que muitos dos clientes demoravam bastante para chegar até as lojas, uma vez que Dubai possui grandes distâncias e que as lojas da rede não estão localizadas no centro da cidade.

Para tanto, a Ikea colocou preços nos produtos não só em moeda local como também em "moeda do tempo" e para trocar é só apresentar no caixa o seu trajeto de viagem do Google Maps e provar quanto tempo foi gasto no percurso.

Divulgação/ Ikea

Essa tendência é parte da necessidade das lojas de apresentarem cada vez mais campanhas que incentivem as experiências de compra no ponto de venda, já que estamos caminhando para um "apocalipse do varejo", onde grande número de lojas físicas está fechando devido ao baixo movimento.

Em abril do ano passado uma pesquisa do Bespoke Investment Group mostrou que pela a primeira vez as compras online bateram as compras nas lojas físicas nos Estados Unidos.

Além disso, a promoção abre as portas para uma mudança significativa na forma como os consumidores se relacionam com as marcas, já que normalmente dedicamos muito de nossa atenção para elas sem nada em troca.

E aí, quanto vale seu tempo?

Sobre a Autora

Futurista formada em tecnologia e futurismo pelo TIP – Transdiciplinary Innovation Program da Universidade de Jerusalém. Expert em Consumer Behavior and Trends Research, Pós-graduada em Coolhunting & Trends pela Universidade de Barcelona e foi diretora de Planejamento e Consumer Insights da Box1824 durante 5 anos. Consultora e palestrante nas áreas de inovação, pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comportamento do consumidor e transformação digital, atua junto a grandes empresas mostrando o que elas devem fazer para sobreviver a esse novo mundo que vivemos e mudanças rápidas. Co-fundados de 2 startups: Unpark e WinWin.

Sobre o Blog

É possível analisar o futuro por 2 ângulos diferentes: aquele mais imediato, que prevê os acontecimentos dentro de 0 a 5 anos e é estudado e aprendido através do comportamento das pessoas; e outro ângulo mais longínquo, que enxerga um intervalo de tempo de 5 a 50 anos e que é totalmente baseado no desenvolvimento e uso da tecnologia. A ideia desse blog é justamente analisar os dois futuros juntos e entender como a tecnologia vai influenciar nossas vidas e como a forma como vivemos e nossos valores influenciam a tecnologia, atingindo um balanço complexo, porém em linguagem simples e quase chula, para que todos possam começar a pensar no futuro e entender que somos nós os responsáveis por construir um cenário positivo para todos. Ou não. O futuro está em nossas mãos e é um assunto urgente de ser tratado hoje.

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