Topo

Histórico

O Mundo Mudou

Pílula inteligente vai contar ao médico se você está seguindo a prescrição

Daniela Klaiman

02/01/2020 04h00

ID-Capsules com sensor wireless ingerível (Divulgação/ etectRX)

Você já tomou seu medicamento hoje? 

Muitas pessoas que fazem uso de medicamentos contínuos ou temporários criam métodos para se organizar e não esquecer os horários, doses e diferentes remédios do dia. Mas ainda assim, de acordo com pesquisa de 2005 do jornal de medicina New England, 50% dos pacientes não tomam seus medicamentos de forma adequada ou sequer reabastecem suas prescrições médicas.

Foi pensando nisso que a startup etectRx criou uma pílula inteligente, capaz de rastrear se o paciente tomou seu medicamento no horário e na dose correta.

O principal produto da etectRx, o ID-Cap System, é uma cápsula de gelatina como de um medicamento qualquer, mas com um sensor wireless ingerível que é ativado quando atinge o estômago do paciente. Os pacientes usam juntamente um cordão no pescoço que nada mais é que um leitor que recebe e envia os dados para um aplicativo e também uma notificação ao médico.

Os primeiros estudos com pacientes em tratamento de doenças como HIV, tuberculose e câncer foram realizados com sucesso e por isso as "smart pills" já foram aprovadas para comercialização nos Estados Unidos.

Recentemente, pesquisadores médicos criaram uma onda de eletrônicos ingeríveis que fazem de tudo, desde acompanhar se você está tomando sua medicação a ajudar a regular seus movimentos intestinais. Mas não acaba por aí. A próxima geração das pílulas inteligentes já está em testes e vai além! São microcomputadores em pílulas conhecidos como computação molecular, onde através do DNA são programados para vigiar nossos corpos e liberar medicamentos em resposta a sinais de perigo das nossas células individuais.

Tudo muito novo e para alguns bem difícil de engolir.

E você já tomou seu sensor hoje?

Sobre a Autora

Futurista formada em tecnologia e futurismo pelo TIP – Transdiciplinary Innovation Program da Universidade de Jerusalém. Expert em Consumer Behavior and Trends Research, Pós-graduada em Coolhunting & Trends pela Universidade de Barcelona e foi diretora de Planejamento e Consumer Insights da Box1824 durante 5 anos. Consultora e palestrante nas áreas de inovação, pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comportamento do consumidor e transformação digital, atua junto a grandes empresas mostrando o que elas devem fazer para sobreviver a esse novo mundo que vivemos e mudanças rápidas. Co-fundados de 2 startups: Unpark e WinWin.

Sobre o Blog

É possível analisar o futuro por 2 ângulos diferentes: aquele mais imediato, que prevê os acontecimentos dentro de 0 a 5 anos e é estudado e aprendido através do comportamento das pessoas; e outro ângulo mais longínquo, que enxerga um intervalo de tempo de 5 a 50 anos e que é totalmente baseado no desenvolvimento e uso da tecnologia. A ideia desse blog é justamente analisar os dois futuros juntos e entender como a tecnologia vai influenciar nossas vidas e como a forma como vivemos e nossos valores influenciam a tecnologia, atingindo um balanço complexo, porém em linguagem simples e quase chula, para que todos possam começar a pensar no futuro e entender que somos nós os responsáveis por construir um cenário positivo para todos. Ou não. O futuro está em nossas mãos e é um assunto urgente de ser tratado hoje.