Topo

Histórico

O Mundo Mudou

A maior live do mundo aconteceu semana passada e você nem ficou sabendo

Daniela Klaiman

30/04/2020 04h00

Reprodução

Não, essa live não foi de uma dupla sertaneja. E se você não é adolescente ou um entusiasta do universo de games, provavelmente irá reagir com indiferença a este texto. Mas dê uma chance e preste bastante atenção ao que irei contar aqui, pois os números dizem por si só!

Na última quinta-feira, 23 de abril, o rapper americano Travis Scott escolheu o jogo Fortnite para fazer a estreia mundial de uma música inédita através de um show ao vivo para os usuários do game.

O show bateu o incrível recorde de mais de 12,3 milhões de espectadores simultâneos. E não para por aí. Nos cinco dias da turnê a participação ultrapassou 27 milhões de usuários únicos e mais de 45,8 milhões de visualizações. Tem noção? Isso é maior que a população de vários países europeus.

Não é a primeira vez que a Epic Games, empresa responsável pelo Fortnite, realiza um show ao vivo. Ano passado, um evento com o DJ Marshmallow bateu 10 milhões de usuários online, onde jogadores se reuniram em um palco equipado com iluminação e monitores.

Mas Scott foi além! Ele não tentou imitar a vida real, ele aproveitou a tecnologia de um jogo para criar algo novo, e o fato de que o show apresentou efeitos e experiências que jamais poderiam acontecer em um show na vida real é o mais incrível disso tudo.

Futuro da indústria fonográfica e dos games

A colisão entre a indústria da música e o Fortnite se tornou muito mais que uma live.

No site de Travis Scott, as mercadorias feitas para a Astronomical estão quase esgotadas, incluindo vinil, acessórios e vestimentas. Enquanto isso, "The Scotts", música do cantor, acumulou mais de 7,45 milhões de execuções nas primeiras 24 horas no Spotify, onde continua sendo o hit número um do mundo.

Foi provado na última semana que jogos como o Fortnite e plataformas de "second life" já ultrapassaram o ponto de serem apenas jogos. Eles são novos mundos e novas realidades nas quais as pessoas passam cada vez mais tempo e onde está a atenção de milhões de pessoas. E como sabemos, hoje em dia, atenção é dinheiro!

Sobre a Autora

Futurista formada em tecnologia e futurismo pelo TIP – Transdiciplinary Innovation Program da Universidade de Jerusalém. Expert em Consumer Behavior and Trends Research, Pós-graduada em Coolhunting & Trends pela Universidade de Barcelona e foi diretora de Planejamento e Consumer Insights da Box1824 durante 5 anos. Consultora e palestrante nas áreas de inovação, pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comportamento do consumidor e transformação digital, atua junto a grandes empresas mostrando o que elas devem fazer para sobreviver a esse novo mundo que vivemos e mudanças rápidas. Co-fundados de 2 startups: Unpark e WinWin.

Sobre o Blog

É possível analisar o futuro por 2 ângulos diferentes: aquele mais imediato, que prevê os acontecimentos dentro de 0 a 5 anos e é estudado e aprendido através do comportamento das pessoas; e outro ângulo mais longínquo, que enxerga um intervalo de tempo de 5 a 50 anos e que é totalmente baseado no desenvolvimento e uso da tecnologia. A ideia desse blog é justamente analisar os dois futuros juntos e entender como a tecnologia vai influenciar nossas vidas e como a forma como vivemos e nossos valores influenciam a tecnologia, atingindo um balanço complexo, porém em linguagem simples e quase chula, para que todos possam começar a pensar no futuro e entender que somos nós os responsáveis por construir um cenário positivo para todos. Ou não. O futuro está em nossas mãos e é um assunto urgente de ser tratado hoje.