Topo

Histórico

O Mundo Mudou

Acredite nesse cara: Yuval Harari

Daniela Klaiman

02/04/2020 04h00

Ciaran McCrickard/Divulgação

Muito se falou de Yuval Noah Harari no último mês. Vou explicar um pouco quem é Harari, porque ele é um dos meus pensadores de futuro favorito e porque tanto tem se falado sobre ele nesse momento específico.

Harari é historiador, filósofo e pensador, tem 43 anos e nasceu em Haifa, Israel. Possui doutorado na Universidade de Oxford e atualmente é professor no Departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém. Um homem gay, casado e sem medo de dar opinião, que se tornou reconhecido quando em 2008 escreveu um livro derivado de uma de suas aulas sobre a história do mundo: "Sapiens", que só foi lançado em 2014.

Nasce então, Sapiens: uma breve história da humanidade

Pixabay e reprodução

Sempre que me perguntam que livro eu indico para leitura, eu falo para iniciarem a sua jornada ao futurismo por "Sapiens" basicamente porque precisamos entender primeiro o passado para em seguida entender os desdobramentos e evoluções no futuro. É isso que Harari faz: ele repassa as histórias que moldaram a humanidade e transmite não apenas o que aconteceu e o porquê, mas também como os indivíduos sentiram aquilo.

Homo Deus: uma breve história do amanhã

Pixabay e reprodução

Depois de explorar profundamente o passado, Yuval volta dessa vez com informações sobre o futuro! Em "Homo Deus: uma breve história do amanhã", ele investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta difícil: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino? Para isso ele fala sobre os avanços científicos como inteligência artificial, o monopólio de empresas como Google e Facebook, substituição dos homens pelas máquinas, engenharia genética e outros, para assim descobrir os próximos passos da nossa evolução

As questões urgentes da agenda global de hoje

Pixabay e reprodução

O último livro não poderia deixar de falar do presente! Quais as questões do mundo nesse momento? Em que devemos prestar atenção? As polêmicas fake news, ascensão de Trump, imigrantes, mudança climática, terrorismo e todos os temas atuais são destacados aqui e como elas impactam o nosso dia a dia.

E Harari continua…

Nada desse texto faria sentido se eu sugerisse esses livros, falasse de toda coerência da escrita de Yuval Harari e não citasse o momento que estamos vivendo hoje. O mundo está em quarentena e o que esperar quando tudo isso acabar? O que estamos aprendendo nesse momento?

Dois textos brilhantes foram escritos por Harari nesse momento. O primeiro deles, e o mais comentado, saiu no Financial Times em que ele aponta os cenários mais críticos pós-pandemia: o alto totalitarismo governamental via supervigilância da população, a falta de privacidade de dados, teste de recuperação da confiança do povo em relação às autoridades e, por fim, a conscientização da necessidade cooperação global. 

E o segundo, e o que mais me chamou atenção, publicado pela revista Time e disponível em português gratuitamente via Amazon, fala sobre as lideranças na crise.

Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade

Pixabay e reprodução

Harari argumenta que muitas pessoas culpam a globalização pela epidemia do coronavírus. Porém, ele faz uma defesa de que é impossível se proteger fechando fronteiras, e pelo contrário, a proteção vêm da troca de informação real e da cooperação entre as nações.

Atitudes como as vistas pelo presidente Trump, que fechou fronteiras à Europa e apelidou o vírus de "Chinese virus", apenas criam um cenário de falta de confiança e solidariedade.

Se Trump, Bolsonaro e Johnson continuarem olhando o mundo e autoridades médicas com desconfiança e apenas olharem para si mesmos, não seremos capazes de parar a epidemia do coronavírus e possivelmente viveremos outras desse tipo no futuro. Mas se, com sorte, todos perceberem que a desunião global é o nosso maior risco, poderemos triunfar não apenas nessa como em outras situações similares no futuro. 

Viva Yuval Harari! 

Sobre a Autora

Futurista formada em tecnologia e futurismo pelo TIP – Transdiciplinary Innovation Program da Universidade de Jerusalém. Expert em Consumer Behavior and Trends Research, Pós-graduada em Coolhunting & Trends pela Universidade de Barcelona e foi diretora de Planejamento e Consumer Insights da Box1824 durante 5 anos. Consultora e palestrante nas áreas de inovação, pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comportamento do consumidor e transformação digital, atua junto a grandes empresas mostrando o que elas devem fazer para sobreviver a esse novo mundo que vivemos e mudanças rápidas. Co-fundados de 2 startups: Unpark e WinWin.

Sobre o Blog

É possível analisar o futuro por 2 ângulos diferentes: aquele mais imediato, que prevê os acontecimentos dentro de 0 a 5 anos e é estudado e aprendido através do comportamento das pessoas; e outro ângulo mais longínquo, que enxerga um intervalo de tempo de 5 a 50 anos e que é totalmente baseado no desenvolvimento e uso da tecnologia. A ideia desse blog é justamente analisar os dois futuros juntos e entender como a tecnologia vai influenciar nossas vidas e como a forma como vivemos e nossos valores influenciam a tecnologia, atingindo um balanço complexo, porém em linguagem simples e quase chula, para que todos possam começar a pensar no futuro e entender que somos nós os responsáveis por construir um cenário positivo para todos. Ou não. O futuro está em nossas mãos e é um assunto urgente de ser tratado hoje.