Topo

Histórico

O Mundo Mudou

Estamos vivendo o melhor momento da humanidade

Daniela Klaiman

30/01/2020 04h00

Diamandis faz sinal de positivo durante experiência em gravidade zero (Reprodução/ diamandis.com)

Sempre me perguntam onde buscar informações sobre futuros, tendências e quem seguir nas redes sociais, e por isso resolvi fazer uma série sobre os maiores pensadores, criadores e transformadores de futuro. Quem são essas pessoas?

Começo hoje com o meu favorito: Peter Diamandis.

Peter nasceu no Bronx, Nova York em 1961 e é formado apenas em Genética Molecular, Medicina e Engenharia Espacial. 

A melhor maneira de prever o futuro é criar você mesmo"

Para Peter, todas as pessoas que têm acesso a internet têm o poder de mudar o mundo. Um menino carente tem hoje a sua disposição as melhores e mesmas ferramentas autodidatas que o príncipe da Inglaterra (pensem no Google por exemplo). Isso significa que quaisquer que sejam os desafios que enfrentamos no mundo – mudança climática, doenças, falta de energia – mais do que nunca, agora temos o poder de ajudar individualmente a resolver esses problemas.

E para ele não falta mão na massa! Como empreendedor, dentre as 20 empresas que fundou estão negócios nas áreas de programas espaciais, detecção de asteroides, capital de risco, educação, terapia celular e longevidade. Essa última, focada em estender o espectro de vida humana, através da reparação dos danos causados pelo envelhecimento. Preste atenção, esse cara está trabalhando para acabar com a morte!

Estamos trabalhando menos, aumentando nosso padrão de vida, reduzindo a pobreza, acessando cada vez mais capacidade tecnológica por um valor mais barato do que nunca, vivendo mais do que nunca, é mais seguro do que nunca e vivemos no momento mais pacífico da história".

Peter defende a ideia de um futuro de abundância ao contrário de tudo que temos visto por aí via fake news. Temos hoje a possibilidade de obter maiores ganhos nas próximas duas décadas do que tivemos nos 200 anos anteriores. Em breve, teremos a capacidade de atender e exceder as necessidades básicas de todos os homens, mulheres e crianças do planeta. 

Para entender mais essa visão dele, vale muito ver a palestra dele no TEDGlobal

 

Estamos caminhando para um mundo que chamo de socialismo tecnológico. Onde a tecnologia – não o governo ou o Estado – começará a cuidar de nós."

Sua ousadia vai além ao afirmar que a tecnologia vai fornecer nossos cuidados de saúde gratuitamente. A melhor educação do mundo de graça. Teremos acesso a mais energia, água de melhor qualidade e alimentos mais nutritivos.

Parece impossível? Nada é impossível para ele! Um dos projetos mais importantes de Diamandis é a X Prize Foundation, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é estimular a competição em torno de um prêmio em dinheiro para projetos que possam impactar e resolver as questões mais importantes do planeta. Em um dos últimos prêmios, o XPRIZE Water Abundance (abundância de água) foi para a SkySource, projeto de um gerador de água de alto volume que pode ser usado em qualquer clima, capaz de extrair um mínimo de 2.000 litros de água por dia da atmosfera usando 100% de energia renovável, a um custo não superior a dois centavos de dólares por litro. Não seria isso uma espécie de socialismo tecnológico?

Para ganhar um bilhão de dólares, encontre a solução para o problema de um bilhão de pessoas!"

Diamandis também é cofundador e presidente da Singularity University, uma universidade que só ensina sobre futurismo e tecnologia, que fica dentro do campus da Nasa e oferece cursos de formação, de liderança e inovação para educar e estimular os alunos a desenvolver o pensamento disruptivo capaz de criar tecnologias de avanço exponencial e impacto positivo global.

Um grande otimista em relação ao futuro, Diamandis acredita que a humanidade está vivendo o seu melhor momento e que tudo só tende a melhorar. Convida todos nós a enxergarmos esses avanços e as boas notícias e acontecimentos do mundo.

Estamos vivendo um momento extraordinário."

Reprodução/ diamandis.com

Quer saber mais sobre o Peter?

Você pode encontrá-lo no Twitter, Instagram e todos seus projetos e idéias no site oficial.

Diamandis é ainda um autor best-seller do New York Times com os livros: "Abundância – O futuro é melhor do que você imagina" e "BOLD – Oportunidades exponenciais". O livro mais recente desta série de tecnologias exponenciais – "The Future is faster than you think" (ainda sem tradução em português) será lançado em 2020.

Sobre a Autora

Futurista formada em tecnologia e futurismo pelo TIP – Transdiciplinary Innovation Program da Universidade de Jerusalém. Expert em Consumer Behavior and Trends Research, Pós-graduada em Coolhunting & Trends pela Universidade de Barcelona e foi diretora de Planejamento e Consumer Insights da Box1824 durante 5 anos. Consultora e palestrante nas áreas de inovação, pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comportamento do consumidor e transformação digital, atua junto a grandes empresas mostrando o que elas devem fazer para sobreviver a esse novo mundo que vivemos e mudanças rápidas. Co-fundados de 2 startups: Unpark e WinWin.

Sobre o Blog

É possível analisar o futuro por 2 ângulos diferentes: aquele mais imediato, que prevê os acontecimentos dentro de 0 a 5 anos e é estudado e aprendido através do comportamento das pessoas; e outro ângulo mais longínquo, que enxerga um intervalo de tempo de 5 a 50 anos e que é totalmente baseado no desenvolvimento e uso da tecnologia. A ideia desse blog é justamente analisar os dois futuros juntos e entender como a tecnologia vai influenciar nossas vidas e como a forma como vivemos e nossos valores influenciam a tecnologia, atingindo um balanço complexo, porém em linguagem simples e quase chula, para que todos possam começar a pensar no futuro e entender que somos nós os responsáveis por construir um cenário positivo para todos. Ou não. O futuro está em nossas mãos e é um assunto urgente de ser tratado hoje.